A Coordenação de Limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) se reuniu nesta terça-feira (16) com a diretoria da Associação de Bares e Restaurantes de Teresina (Abrasel) para traçar estratégias de adesão à coleta seletiva.
Por lei, os restaurantes são considerados grandes geradores de resíduos e são responsáveis pela destinação correta do seu lixo. A partir deste mês, a Prefeitura irá atuar junto a esses estabelecimentos para incrementar a coleta seletiva na cidade de forma mais efetiva.
Estiveram presentes na reunião a diretora executiva da Abrasel, Natália Macário, o conselheiro da Abrasel Fausto Borim, além do coordenador de Limpeza da SEMDUH, Fabrício Amaral, e sua equipe.
“Nossa intenção não é, de forma alguma, multar os restaurantes. O que queremos é conscientizar os administradores desses empreendimentos sobre a importância da coleta seletiva, tanto para a Prefeitura, quanto para eles, mas principalmente para o meio ambiente e toda a sociedade”, frisa Fabrício Amaral.
O conselheiro da Abrasel, Fausto Borim, já tem o hábito de separar o lixo reciclável em seu estabelecimento e agora comemora a novidade. “Agora, junto com a Prefeitura, terei uma instituição me ajudando nesse processo, mostrando o que separar, como separar e onde destinar, além de me ajudar no recolhimento desses resíduos. Esse é um grande benefício e, em breve, a gente vai conseguir construir um caminho com ainda mais benefícios para o setor”, destaca.
A diretora executiva da Abrasel, Natália Macário, afirma que, atualmente, Teresina tem cerca de 3 mil restaurantes formalizados e acredita que a adesão à coleta seletiva será benéfica a todos. “Nós, enquanto empresários, já assumimos a responsabilidade do descarte correto desses resíduos e queremos mostrar aos demais empreendedores que essa não é somente mais uma obrigação, mas sim uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente e reduzir os custos com recolhimento do lixo. É uma boa prática para toda a sociedade”, ressalta.
As equipes de educação ambiental visitarão, a partir da próxima semana, os primeiros estabelecimentos. Na ocasião, serão discutidas as formas corretas de separação dos resíduos e de armazenamento. “Cada empreendimento terá seu dia de coleta. Nós vamos fazer o cronograma e recolher os recicláveis de forma gratuita. O único ônus para os restaurantes e bares será a compra das lixeiras, no caso dos estabelecimentos que ainda não têm esse material”, finaliza o coordenador da SEMDUH.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar