A neve é um cartão-postal de algumas cidades de Santa Catarina. Neste ano, por exemplo, o branco já caiu sobre São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. E os turistas que rumaram para lá garantiram suas imagens pessoais no cenário peculiar. Mas os 18 municípios que fazem parte da serra catarinense querem mostrar que há muito mais para ver, sentir, beber e comer. Com ou sem neve.
A serra catarinense não tem a mesma fama que a vizinha gaúcha, consolidada há décadas como destino turístico e que carrega milhões de visitantes todos os anos. Um pouco mais ao norte o estilo é de conexão com a terra. Não há grandes monumentos ou parques temáticos. Em compensação, as paisagens naturais e o que é produzido ali mesmo fazem a diferença.
Esse aspecto mais natural, aliás, foi determinante para o crescimento turístico na região — mais de 1 milhão de pessoas visitam a serra catarinense por ano. O ponto de virada foi a pandemia da Covid-19, quando os turistas fugiram de aglomerações e buscaram destinos mais ligados à natureza.
“Na pandemia voltou-se muito o olhar para espaços que fogem da multidão e para um turismo mais sustentável, com menor carga de pessoas. E nós temos isso”, aponta o gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini. “Os principais atrativos da serra são naturais. E por ser natural, mais contemplativo, não cabe o turismo de massa”, acrescenta.
Aquele momento e o que a região tem para oferecer combinaram perfeitamente. As pousadas com seus chalés distantes uns dos outros, os pequenos restaurantes, as vinícolas, as estradas em caracol, os cânions, as cachoeiras. Tudo se encaixou e mudou de vez os 18 municípios da serra catarinense:
- Anita Garibaldi
- Bocaina do Sul
- Bom Jardim da Serra
- Bom Retiro
- Campo Belo do Sul
- Capão Alto
- Cerro Negro
- Correia Pinto
- Lages
- Otacílio Costa
- Painel
- Palmeira
- Ponte Alta
- Rio Rufino
- São Joaquim
- São José do Cerrito
- Urubici
- Urupema





Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar