RSS
  Whatsapp

A visita de Zico a Teresina com palestra no CC

Zico critica individualismo e defende que derrotas são oportunidades, em palestra no Motiva Piauí 

 Zico falou sobre sua paixão pelo Flamengo

Com aplausos e gritos de “melhor do mundo”, Zico entrou no palco da feira Motiva Piauí, na noite desta quinta-feira (2), reverenciou o público e defendeu um futebol que se preocupa com o coletivo. Em sua palestra “O papel do líder: desafios e oportunidades”, o maior ídolo do Flamengo criticou o individualismo, falou sobre seus líderes e destacou que nas derrotas também se tiram lições.


Para o público que lotou o Centro de Convenções de Teresina, no maior evento de atacadistas e distribuidores do Piauí, Zico disse que o líder é uma pessoa que inspira, é referência, orienta, sabe ouvir, pensa no coletivo e se sente responsável.

Ele citou três tipos de líderes: o técnico, que usa tática, pensa em posicionamento e estratégias; o paternal, que orienta para a vida e cuida do lado emocional; e o motivacional. “Este último é o que não deixa você desistir de nada em nenhum momento”, disse Zico, citando como uma de suas referências o técnico da seleção brasileira, Telê Santana.

Zico falou sobre sua paixão pelo Flamengo, contou como quase desistiu de jogar futebol e citou como líderes inspiradores como Paulo César Carpegiani, Telê Santana, Edu Coimbra, Sócrates, Luiz Carlos, dentre outros.

Na palestra, o ex-jogador mostrou vídeos raros de seu arquivo pessoal e destacou a Copa do Mundo da Espanha de 1982 como exemplo de derrota que gerou oportunidades. Para ele, qualquer profissional precisa pensar no coletivo. “O ‘nós’ é sempre mais importante do que o ‘eu’. Não pode ter vaidade e pensar só na gente”, afirmou.

Zico lembrou que, em sua época, a concentração reunia cinco ou seis jogadores em um único quarto e agora é tudo individualizado. “Vão no ônibus e não se conversa mais com ninguém, e isso acaba se tornando uma coisa preocupante para a garotada, que pensa que o lado individual está acima do coletivo”, disse, ao comentar também sobre seu trabalho na escola de futebol, criada em 1995.

 

Por: Apad

Mais de Blog do Fábio