Celebração natalina no encerramento do ano no Teatro Raimundo Pereira
O evento contará com apresentações especiais das turmas de teatro, ballet, danças urbanas e violão
O Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no bairro Jacinta Andrade, será palco de uma emocionante celebração de Natal, neste sábado (21), às 18h. O evento contará com apresentações especiais das turmas de teatro, ballet, danças urbanas e violão, reunindo o talento e dedicação de crianças, jovens e adultos da comunidade.
O projeto, que tem como objetivo descentralizar ações e formações culturais, leva arte e oportunidades à periferia da extrema zona Norte. Com aulas gratuitas de teatro, danças urbanas, violão, ballet baby class e ballet infantil, a iniciativa tem transformado vidas ao proporcionar acesso à cultura em um ambiente de aprendizado e inclusão.
“É desafiador, mas extremamente gratificante ver a determinação dos participantes em entregar o seu melhor. Este ano foi lindo e enriquecedor para todos nós. Desejamos vida longa ao projeto!”, destaca Bruno Dantas, coordenador do Teatro Barítono Raimundo Pereira.
O projeto é realizado com o patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reforçando o compromisso com o desenvolvimento cultural em comunidades periféricas.
O ingresso pode ser adquirido antecipadamente na bilheteria do teatro.
QUEM FOI RAIMUNDO PEREIRA
-
RAIMUNDO PEREIRA, cantor lírico, nascido em 04/10/1960 na cidade de José de Freitas, Estado do Piauí, se destacou quando o assunto era música. Quando criança participava de todos os concursos para melhor intérprete, onde foi sempre o vencedor. De lá para cá, sempre foi atração.
-
Transferiu-se para Teresina em 1978, para estudar na Escola Técnica Federal do Piauí, curso de contabilidade. Neste ano ingressou no coral da escola. Fez sua primeira viagem para Belém do Pará. Um ano depois cantou no Coral Nossa senhora do Amparo, onde conheceu o maestro Reginaldo Carvalho, descobridor de seu timbre de voz peculiar. Em 1982, participando do curso de regência na Universidade Federal do Piauí, veio ao Rio de Janeiro, saiu daqui embevecido e quase autodidaticamente, passou a estudar canto lírico.
Fez seu recital debut no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, em 10/11/84 privilegiando a música brasileira e piauiense. Fez diversos recitais nas principais capitais brasileiras, como Brasília, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luiz e Manaus.
Transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1990, para estágio no coro do Teatro Municipal. Atuou no Projeto Riomania, na Associação Comercial do Rio de Janeiro; movimentou a Confeitaria Colombo com animados saraus. Fundou o Lyric Quartel, grupo formado por cantores líricos que popularizaram a ópera nas diversas esferas da sociedade, com reconhecimento dos mais bem conceituados críticos do assunto.
-
Raimundo Pereira, faleceu em 09/10/2006 na cidade do Rio de Janeiro onde além de cantar, também militava há mais de 15 anos no movimento GLBT carioca. Em 1992, participou com outros ativistas gays na Eco 92 e na organização da primeira parada do Orgulho GLBT do Rio.
Divulgação
Comentários