RSS
  Whatsapp

 Theatro 4 de Setembro: palco do evento

As solenidades alusivas ao Dia do Piauí encerraram, na noite deste sábado (19), com a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Teatro 4 de Setembro, em Teresina. Ao todo, 27 personalidades foram homenageadas e condecoradas com a medalha pelo governador Rafael Fonteles.

O governador ressaltou que é sempre importante resgatar a história. “Isto fortalece nossa autoestima e, ao mesmo tempo, podemos homenagear heróis e heroínas do presente que continuam na luta, seja na área política, na área empresarial, na área social, na área espiritual, para garantir novas independências para o povo do Piauí. É isso que a gente celebra com a Ordem do Mérito Renascença. Eu estou muito otimista com o nosso estado, vejo cada vez as pessoas amando mais essa terra. As pessoas são mais felizes de viverem aqui e cada vez mais o progresso e a prosperidade chegando através da educação de tempo integral, da educação profissional e técnica e da geração de oportunidades”, avalia.

Creusa Angélica Pereira Rodrigues de Castro, que recebeu a comenda de “oficial”, é uma das homenageadas. Atleta de crossfit com nanismo, ela conquistou o topo do pódio na categoria adaptado no maior evento da modalidade do mundo, que aconteceu no Texas, Estados Unidos. “É uma honra estar representando o Piauí. Eu sou da categoria do esporte, uma atleta, eu fui campeã mundial. Eu estou muito feliz por estar representando minha cidade, Teresina e o Piauí, principalmente. Um momento de emoção”, conta.

Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, também foi um dos homenageados e discursou em nome dos demais agraciados com a medalha. “Para nós, é uma grande honra receber esta homenagem. É fruto do trabalho que temos feito, com esse choque educacional que estamos provocando. Nosso governador será lembrado na história como uma personalidade única que prioriza o crescimento do povo piauiense e sabe que isso se faz por meio da educação. Viva a educação do Piauí, via o Piauí”, acrescenta o gestor.

Comemorações do Dia do Piauí

A programação do Dia do Piauí teve início na última quarta-feira (16) com culto em Ação de Graças em Teresina, prosseguindo na sexta-feira (18), já em Parnaíba, com a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na qual 27 pessoas também foram homenageadas.

Neste sábado (19), diversas atividades fizeram parte da programação. Em Parnaíba, a aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras, além do “Te Deum Laudamus” em Ação de Graças e a inauguração da Escola do Mar. Já em Teresina, a programação teve fim com uma missa em Ação de Graças e a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença.

Lista de homenageados

Oficial

1. ALTAMIRAN LOPES RIBEIRO

 

2. ALUÍZIO ALFREDO ALVES DUTRA

 

3. ANTÔNIA KEYLA DA SILVA BARROS

 

4. ANTÔNIO JOSÉ DA ROCHA OLIVEIRA

 

5. ANTÔNIO MARCOS MILANÊS CAVALCANTE

 

6. CREUSA ANGÉLICA PEREIRA RODRIGUES DE CASTRO

 

7. DIRCEU HAMILTON CORDEIRO CAMPÊLO

 

8. FRANCISCO JOSÉ FIRMINO DA SILVA

 

9. FRANCISCO LAURO DOS SANTOS

 

10. ISA MARQUES SILVEIRA MARQUES

 

11. LEILA MARÍLIA DA SILVA SANTOS

 

12. LUCAS DE ASSUNÇÃO XAVIER GOMES

 

13. MANOEL JOSÉ NUNES NETO

 

14. MARLENE LIMA DA SILVA

 

15. NAJRA JULITE MOREIRA NUNES

 

16. THAÍS DE ARAGÃO OLIVEIRA ARARIPE PALMEIRA DIAS 

 

17. THIAGO GOMES MONTEIRO

 

18. THYAGO JOSÉ PEREIRA JANUÁRIO

 

19. TIAGO FONSECA COSTA PEIXOTO

 

20. VENCESLAU FELIPE OLIVEIRA

 

Comendador

 

1. ALBERTO JORGE RIBEIRO LEITE

 

2. ANDRÉ MACEDO SANTANA

 

3. ARTENILDE SOARES DA SILVA

 

4. ERICK ELYSIO REIS AMORIM

 

5. FÁBIO CARVALHO FERNANDES 

 

6. FRANCISCO WASHINGTON BANDEIRA SANTOS FILHO

 

7. JOSIENE MARQUES CAMPELO

Por: Divulgação

Mais de Entrevistas