RSS
  Whatsapp

Uespi comemora seus 38 anos em solenidade no Palácio Pirajá

Governo do Estado investirá na infraestrutura da universidade, com aproximadamente 72 milhões de reais, para reformas

Investimento do Estado: 72 milhões de reais, para reformas

 Investimento do Estado: 72 milhões de reais, para reformas

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, na segunda-feira (29), solenidade especial em comemoração aos seus 38 anos. O evento, no Palácio Pirajá, em Teresina, reuniu funcionários e convidados externos.

O reitor Evandro Alberto disse que a Uespi tem sido um pilar fundamental para o crescimento do Piauí, proporcionando educação de qualidade e emancipando famílias e indivíduos em diversas regiões do estado. Ele destacou que, desde a sua criação, em 1984, com o Centro de Ensino Superior e, posteriormente, com a instituição da Fundação Universidade Estadual, em 1986, a Uespi vem ampliando suas ofertas de vagas. Inicialmente, eram 240 vagas; atualmente, são oferecidas 5 mil vagas por semestre, incluindo as modalidades presenciais e a distância.

Evandro Alberto lembrou a gestão humanizada do professor Nouga Cardoso Batista, ex-reitor, que consolidou o plano de carreira e salário dos professores e técnicos da Uespi. Ele afirmou que a atual administração está dando continuidade a esse legado, enfrentando novos desafios como a modernização tecnológica e a transformação digital, com a implantação de sistemas acadêmicos e novos laboratórios de informática.

Uespi 38 anos 1.webp

Outro destaque, segundo o reitor, é o investimento na infraestrutura da universidade. Com o apoio do governador Rafael Fonteles, a Uespi está recebendo aproximadamente 72 milhões de reais para reformas, ampliações e construções. No campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, estão sendo investidos quase 24 milhões de reais em novos prédios, que incluirão elevadores, salas modernas, áreas de convivência e acessibilidade. Além disso, a construção da nova Biblioteca Central está em andamento e dois novos prédios já estão previstos para serem entregues entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os demais campi dessa universidade no interior do Piauí também estão em obras.

A professora Márcia Percília falou sobre o compromisso da Uespi com a inclusão, inovação e excelência acadêmica. Ela destacou a expansão do ensino a distância (EAD) iniciado em 2005, que tem permitido à universidade alcançar milhares de estudantes que não podem frequentar um campus universitário em outras cidades, ampliando o acesso à educação de qualidade.

Uespi 38 anos 16.webp

John Hélio, aluno do curso de Letras/ Inglês do campus Clóvis Moura, destacou a importância da Uespi não apenas no presente, mas também para o futuro, enfatizando que o verdadeiro legado da instituição será refletido através dos futuros sucessos e conquistas de seus alunos e ex-alunos.

A professora Nadja Pinheiro, coordenadora do Parfor Equidade, falou sobre a relevância dos projetos especiais e a expansão da universidade, especialmente no contexto da educação à distância. Ela elogiou o Parfor por oferecer educação pública, gratuita e de qualidade a todos os municípios do estado desde 2009.

Divulgação

Mais de