RSS
  Whatsapp

Piauí inicia projeto "Turismo em Ação" na região Sul do Piauí

"O 'Turismo em Ação' é uma iniciativa que honra o compromisso em fortalecer os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro

Envolvendo palestras, o “Turismo em Ação” promete ser uma oportunidade única para todos

 Envolvendo palestras, o “Turismo em Ação” promete ser uma oportunidade única para todos

Nesta quarta-feira (5), o município de Bom Jesus, localizado na região sul do Piauí, será o ponto de partida do Projeto "Turismo em Ação", uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O projeto faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e tem como objetivo descentralizar as ações de gestão turística, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização do potencial turístico da região.

A atividade turística no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, refletindo a vasta diversidade cultural e natural do país. No Piauí, o ecoturismo ganha força, especialmente em regiões como a de Bom Jesus, que oferece uma rica combinação de paisagens naturais, patrimônio histórico e uma cultura vibrante. 

"O 'Turismo em Ação' é uma iniciativa que honra nosso compromisso em fortalecer os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro e aqueles que ainda não estão incluídos no documento. Vamos oferecer orientações e ferramentas necessárias para que possam se destacar como destinos turísticos de excelência. A região sul, com seu potencial para o ecoturismo, é o cenário ideal para iniciarmos essa jornada", afirma o secretário do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro.

WhatsApp Image 2024-06-04 at 12.58.04 (2).jpeg
Cânions do Viana (Foto: Thiago Amaral)

O projeto visa, entre outros objetivos, orientar gestores públicos sobre o Programa de Regionalização do Turismo, esclarecer aos empresários e empreendedores do setor sobre novos procedimentos de cadastramento e informar sobre programas, planos e projetos do Governo do Estado. 

"Nossa missão é apoiar os gestores públicos municipais e o setor privado, oferecendo as informações e o suporte necessários para que possam desenvolver o turismo de maneira sustentável e integrada. O envolvimento da comunidade e dos empresários locais é fundamental para o sucesso desse projeto, e estamos muito otimistas com os resultados que podemos alcançar", explica a diretora de Turismo da Setur, Nayna Alves. Ela ainda reforça que o convite não é só para Bom Jesus, mas para os gestores e empresários de todos os municípios da região Sul.

Com uma programação envolvendo palestras, o “Turismo em Ação” promete ser uma oportunidade única para todos os envolvidos no setor turístico da região. Na quarta-feira (5), o projeto tem início com visita da equipe nos Cânions do Viana e na quinta-feira (6), o encontro com gestores e trade local ocorre no auditório Francisco Cruz, no antigo Fórum, localizado na Praça Marcos Aurélio em Bom Jesus, com início às 9h e encerramento às 11h.

Divulgação

Mais de Lazer