RSS
  Whatsapp

  Na categoria Sport, de 61 km, o vencedor na categoria masculina foi William Brandi Cardeli, de Cosmópolis (SP)

 

Ouro na Ouro Biker. A 4ª Ouro Biker terminou neste domingo (12/12/21) batendo recorde de público e de inscritos na cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais. A edição reuniu 1314 atletas, entre profissionais e amadores, mais de 20 mil pessoas e já é considerada a maior ultramaratona de mountain bike do país. Turistas e visitantes passaram pelos 3 dias do festival para conferir as provas e as atrações culturais ao ar livre, em palcos e tendas. Foi uma oportunidade de retorno aos eventos e reencontros com amigos após a vacinação e o controle da pandemia de Covid-19. Para os atletas, a chance de superar desafios e melhorarem os seus tempos.

 

A competição reuniu atletas de 13 a 62 anos de idade e a categoria  PNE (Portadores de Necessidades Especiais), com cadeirantes e amputados, que deu um show de superação. Os 5 melhores colocados entre homens e mulheres ganharam troféus, medalhas e mais de 20 mil reais distribuídos entre as diversas modalidades. Na categoria Pro, de 80 km, os grandes vencedores foram os mineiros Bruno Lemes, de Passa Quatro, da Equipe Trek, com o tempo de 02:42:49 e Sabrina Gimenes, de Poços de Caldas, da Equipe Pedal Sport, com o tempo de 03:35:57.  Numa prova surpreendente, Sabrina tomou a dianteira e ultrapassou a campeã da última Ouro Biker e atual campeã da Copa Internacional de Mountain Bike CIMTB Michelin, Elaine Ap. Danziger, que terminou em segundo lugar (03:40:30). Sabrina se torna bicampeã da Ouro Biker, já havia vencido na 1a edição em 2019. Bruno Lemes vence pela primeira vez a prova.

 

 Pódio feminino da 4ª Ouro Biker, de 80 km, com a vitória de Sabrina Gimenes e prata de Elaine Ap. Danziger, que foi a campeã da edição passada da prova e é a atual campeã da Copa Internacional de Mountain Bike CIMTB Michelin. Crédito das fotos: Daniel Coldibeli.

 

 Na categoria Sport, de 61 km, o vencedor na categoria masculina foi William Brandi Cardeli, de Cosmópolis (SP), com o tempo de 02:15:46 e, na feminina, Élida Garcia dos Santos (Serrania – MG, 02:52:13). Na categoria Turismo, de 32 km, venceram Pamela Suellen de Rezende (Pouso Alegre - MG, tempo: 01:46:53) e Thiago Morais (Sumaré – SP, tempo: 01:28:45).  Na categoria de duplas mistas, de 80 km, os premiados foram Rodrigo Lopes e Gabriela Moraes, ambos de Monte Sião (MG), com o tempo de 03:33:28.

 

Percurso da prova ocorreu entre montanhas e vales de Ouro Fino, Sul de Minas Gerais, e nesta edição contou com emoção extra ao final: chuva e travessia com muita lama, um desafio a mais para os atletas. Crédito das fotos: Daniel Coldibeli.

 

 Os atletas enfrentaram trilhas com muita adrenalina e aventura, que iniciaram e finalizaram do centro de Ouro Fino, altas temperaturas (em torno de 30 graus), chuva no final da prova (uma dose a mais de emoção nos últimos minutos do percurso) e altitude de até 1550 metros. No trajeto, trechos de asfalto, mas também estradas de terra irregulares, poeira, lama, pedras, obstáculos naturais, escaladas e descidas alucinantes. Um cenário bucólico que alterna montanhas, vales, araucárias gigantes e centenárias, cachoeiras, pontos turísticos, como a temida trilha “Inferninho” e um trecho do “Caminho da Fé”. O ponto alto da prova foi a subida da Pedra Itaguaçu.  Trecho mais desafiador por ter 17% de inclinação e altimetria elevada. Teste de resistência e de técnica para os ciclistas, mas houve a recompensa de uma vista cinematográfica de mais de 30 municípios vizinhos.

 

 

Os grandes vencedores da 4ª Ouro Biker: os atletas mineiros Sabrina Gimenes, da Pedal Sport (bicampeã da Ouro Biker) e Bruno Lemes, da Equipe Trek. Crédito: Daniel Coldibeli.

 

O evento teve ainda ações de responsabilidade social, como o combate à fome, com arrecadação de alimentos, e compra de mudas nativas para serem reflorestadas na área rural do município.  “Conseguimos fazer uma prova extremamente competitiva e cada vez mais profissional. Participaram nesta edição 30% de mulheres e batendo recordes em diversas modalidades. E a Ouro Biker Kids, para os pequenos, lotou a arena com famílias. É a oportunidade de mostrar, desde cedo, como a bicicleta é uma alternativa de mobilidade urbana sustentável e divertida”, destaca Nathan Morais, empresário e ciclista e um dos fundadores da Ouro Biker. O desafio segue, agora, em fazer mais e melhor. A próxima Ouro Biker já tem datas marcadas para 2022: março, em Socorro (SP); junho, em Águas de Lindóia (SP); setembro, em Bueno Brandão (MG) e em dezembro, novamente em Ouro Fino, Sul de Minas Gerais, onde tudo começou. Diferentes cidades e provas, mas todas com o DNA da Ouro Biker, muito verde, montanhas e vales, cenário perfeito para os amantes do pedal e do ecoturismo.

 

 

Resultado completo das provas e premiações:

 

https://www.ourobiker.com.br/wp-content/uploads/2021/12/RESULTADO-PRO.pdf

 

 

 

 

Por: Divulgação

Mais de Lazer