Teresina celebra a literatura com a 7ª edição da Balada Literária
A Balada Literária chega na sua 7ª edição e homenageia o músico parnaíbano Teófilo Lima. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro no Memorial Esperança Garcia e conta com palestras, oficinas, lançamento de livros e apresentações musicais.
Programação
Terça – 05/12
18h30 – Abertura
por Marcelino Freire e Wellington Soares
19h – Lançamento dos livros
“Beijos e cacos”, de Teófilo Lima, “A vida é um ônibus”, coletânea de textos em homenagem a Miró da Muribeca, e “Entrevistas com Autores piauienses e um bróder”, vol. 2, da coleção organizada por Wellington Soares.
20h – Show musical
Acústico com Teófilo Lima e Convidados (as), incluindo no repertório uma homenagem especial ao cantor e compositor Chico César. Apresentação a cargo da jornalista Déborah Radassi.
Quarta – 06/12
9h – Mesa-redonda
Pioneiros do rock no Brasil e no Piauí
Com os convidados Machado Júnior (compositor e publicitário), Hermano Medeiros (Historiador e escritor), Edvaldo Nascimento (Cantor e compositor) e Kasbafi (Músico), sob mediação de Teófilo Lima
10h
Educação, cultura e arte na vida de Maria Vilani
Escritora, filósofa, ativista cultural e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), no Grajaú, extremo sul de São Paulo, com mediação de Marcelino Freire.
Na ocasião, a autora autografará seus livros.
15h
Rosane Borges lê a Carta de Esperança Garcia
Inaugurando o projeto “Caranguejolê”, Rosane Borges falará sobre o legado da 1° Advogada Negra do Brasil, com mediação de Assunção Aguiar, superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do governo do Estado. Antes, porém, Assunção conversará com a intelectual maranhense, uma das homenageadas da Balada Literária 2023, sobre sua trajetória como jornalista, professora e escritora, autora, entre outros, do livro “Fragmentos do Tempo Presente”.
Na ocasião, Rosane Borges fará uma sessão de autógrafos.
16h30 – Mesa-redonda
Cenas musicais protagonizadas por artistas e bandas piauienses
Com a participação de Fábio Crazy (Músico e escritor), Aristides Oliveira (Pesquisador independente e professor) e Geraldo Brito (Músico e escritor), que, no final, lançarão seus respectivos livros: “Narguilé Hidromecânico – 20 Anos”,
“Asseclas na Cena Rock em Teresina” e “Noite, sons na Cidade Maravilhosa”. Caberá à jornalista Alexandra Teodoro a condução dos trabalhos.
17h30 – Mesa-redonda
O legado poético de Miró da Muribeca: lirismo, periferia e denúncia social
Sob a visão de Feliciano Bezerra (Prof./Uespi, cantor e compositor), Kilito Trindade (Poeta), Thiago E (Músico e poeta), Elio Ferreira (Prof. Dr. Letras/Uespi) e Demetrios Galvão (Historiador e poeta), com mediação de Marcelino Freire.
19h – Encerramento
Shows com Maria Sebastiana, a agricultora que virou sanfoneira, e Nayra Lima, a “rainha do bolero”, duas grandes artistas populares do Nordeste. Os espetáculos serão conduzidos por Sônia Terra, ex-secretária de cultura do Piauí.






Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar