Empresa do Piauí conquista vaga na final do Prêmio Nacional de Inovação
Ninho do Verde Compostagem está entre as dez finalistas na categoria Pequenos Negócios
A startup de compostagem urbana Ninho do Verde está na final do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que conta com realização do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A premiação, que está em sua 8ª edição, é voltada para empresas do setor industrial e ecossistemas de inovação de qualquer porte, e para pequenos negócios (MEI, ME e EPP) de todos os setores. Abrange ainda pesquisadores que apoiaram as empresas em seus projetos de inovação de produtos, processos ou para sustentabilidade, com resultados comprovados no setor produtivo.
“Estamos muito felizes em ter o Piauí mais uma vez figurando entre os finalistas deste importante prêmio nacional. É o segundo ano consecutivo que temos uma empresa do nosso Estado chegando a esta fase da premiação. Em 2022, contamos com o Instituto Performance e Saúde e este ano, a Ninho do Verde, ambas empresas atendidas por meio do Brasil Mais Produtivo. Isso mostra que estamos no caminho certo, incentivando as empresas a adotarem práticas inovadoras para se destacarem no mercado”, afirma o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.
O Brasil Mais Produtivo é um programa do Sebrae focado em inovação para aumentar a produtividade, promover a transformação digital e melhorar os resultados das micro e pequenas empresas.
PUBLICIDADE OYO REAL PALACE HOTEL: Eventos - (86) 99466 6302
A NINHO DO VERDE COMPOSTAGEM
A Ninho do Verde foi criada em 2022, pelas irmãs Lígia e Núbia Rocha, com foco em minimizar os impactos gerados ao meio ambiente pela geração de resíduos orgânicos. A empresa realiza o serviço de coleta por assinatura desse tipo de lixo e destina para compostagem, transformando os resíduos em composto orgânico, substrato da fibra do coco, biofertilizante e fibra do coco; além de desenvolver ações de educação ambiental.
De acordo com a sócia da Ninho do Verde Compostagem, Lígia Rocha, chegar à final do Prêmio Nacional de Inovação é uma grande conquista. “Estamos muito felizes e surpresas. Acreditamos que esse resultado se deve ao conjunto de práticas inovadoras adotado na empresa. Não somos uma simples startup de compostagem. Fazemos tudo da maneira mais sustentável possível. Os baldes que utilizamos nos processos e as embalagens dos produtos são todos reciclados, fazemos reuso da água, trabalhamos com energia solar, nosso quadro de colaboradoras é composto prioritariamente por mulheres em situação de vulnerabilidade, além de outras rotinas que confiamos ser o diferencial da empresa”, destaca.
Lígia espera que a premiação dê mais visibilidade à Ninho do Verde, gerando novas oportunidades de negócios. “Do lixo produzido no dia a dia, cerca de 50% correspondem a lixo orgânico. Imagina todo esse resíduo no lixão. O impacto ambiental é muito grande. Pensar no meio ambiente é pensar no futuro, se comprometendo com a sustentabilidade, a natureza e a logística reversa. Queremos sensibilizar cada vez mais pessoas a apoiarem a nossa causa de ter uma Teresina mais sustentável”, completa.
Os vencedores da premiação serão divulgados em cerimônia que acontecerá no dia 26 deste mês, às 19h, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=V5dy1ZQKQ_M.
Divulgação
Comentários